A madeira de Pinus está presente nos principais países do mundo. No Brasil não é diferente. E é na região sul que as plantações deste gênero predominam. Cerca de 90% da produção de madeira de pinus no Brasil ocorre nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Relatório Anual 2020, publicado pela Indústria Brasileira de Árvores (ibá) aponta para 1,64 milhão de hectares com florestas plantadas do pinus na região.
De acordo com dados da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) o Rio Grande do Sul tem 289,7 mil hectares ocupados com pinus. Os principais polos estão na região da Serra e no Litoral. A resinagem, que utiliza principalmente o Pinus elliottii, está em alta no estado.
Santa Catarina tem a segunda maior área de pinus do Brasil. São 553,6 mil hectares. O número está no levantamento feito pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-CAV) e contratado pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR). Este estudo apurou as áreas com florestas plantadas no estado através de um sistema de imagens de satélite.
O Paraná e o estado que tem a maior produção de madeira de pinus no Brasil. Os dados do Estudo Setorial, que será lançado pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) nesta quinta-feira (26/11), dão conta de 692 mil hectares.
Foto: Gustavo Castro.