A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lançou a Agenda Legislativa da Indústria do Paraná 2024. A publicação apresenta o parecer da entidade sobre 28 projetos de lei que impactam o setor industrial paranaense. É elaborada anualmente pela Fiep e define o posicionamento da indústria em relação aos tramites da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Dos 28 projetos que compõem a edição, três que abordam questões fundamentais para o setor da indústria da madeira.
O PL 838/2023 e o PL 511/2023, por exemplo, criam, respectivamente, a Política Estadual de Baixo Carbono e a Campanha Estadual de Construções de Baixo Carbono, iniciativas que incentivam a adoção de técnicas construtivas de baixo carbono e fomentam a produção e utilização da madeira na indústria da construção civil do Paraná. Outro projeto que pode envolver a indústria da madeira é o PL 854/2023 com a proposta de criação do Programa Estadual de Informação sobre Mercado de Carbono, visando difundir conhecimento sobre o tema e incentivar a participação da população em alternativas para redução de emissões de gases de efeito estufa.
Por último, o PL 1043/2023 propõe o reconhecimento do município de Guarapuava (PR), como Capital Estadual da Madeira Engenheirada. A proposta tem o objetivo de valorizar a história, cultura e economia local, para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
“Parte da nossa missão é ouvir a base, conseguir filtrar todo esse arcabouço de legislação que sai da Assembleia e levar aos deputados a orientação técnica, as informações necessárias para a gente ter, dialogando, o melhor caminho para a indústria paranaense”, explicou o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos.
Crédito foto: Gelson Bampi