Dias
Horas
Minutos
Segundos
PortuguêsEnglishEspañol
PortuguêsEnglishEspañol

Área de Pinus no Brasil é de 1,8 milhão de hectares, segundo IBGE

No início de outubro o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os números do PEVS 2020 (Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura). De acordo com o levantamento, a área com florestas plantadas no Brasil é de 9,6 milhões de hectares.

A produção de eucalipto ocupa cerca de 7,4 milhões de hectares, enquanto as florestas de pinus têm uma área total de 1,8 milhão de hectares. As plantações de pinus estão concentradas principalmente na Região Sul, com 84,6% do total.

O município de Telêmaco Borba/PR, que abriga importantes empresas e indústrias que têm a madeira de pinus como principal matéria-prima, aparece em primeiro no ranking de valor da produção da silvicultura, com R$ 568 milhões. O destaque foi o crescimento da produção de madeira em tora para papel e celulose, principalmente a madeira de pinus, que cresceu 276,5% de 2019 para 2020. O IBGE reforça que boa parte desse crescimento é fruto da melhoria no cadastro de informantes da pesquisa.

A extração da erva-mate no Brasil, que também se concentra na Região Sul, atingiu R$ 559,7 milhões em 2020, com alta de 38,8% em comparação com 2019. A produção chegou a 426,0 mil toneladas, com alta anual de 14,6%. Os 10 municípios de maior produção são do Paraná, liderados por Cruz Machado, que concentra 15,5% do total nacional.

Compartilhe

VEJA TAMBÉM