Dias
Horas
Minutos
Segundos
PortuguêsEnglishEspañol
PortuguêsEnglishEspañol

Avança projeto de novo corredor para exportação da Região Sul

O projeto da Nova Ferroeste, estrada de ferro que ligará Maracaju, em Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, no litoral paranaense continua avançando. Ao todo serão 1.304 quilômetros, que vão cortar o Oeste do Paraná, com a previsão de construção dos ramais Chapecó/Cascavel e Foz do Iguaçu/Cascavel, o que vai permitir a captação de carga Oeste catarinense, do Paraguai e da Argentina. Se já estivesse em operação, a ferrovia poderia transportar cerca de 38 milhões de toneladas de produtos.

O governo do Paraná lançou no dia 21 de junho, a consulta pública ao edital de leilão da Nova Ferroeste. O projeto deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no segundo semestre. A empresa ou consórcio vencedor fará a obra e poderá explorar a ferrovia. Os ramais são parte do edital de concessão.

O Ministério Público do Paraná e o Ministério Público Federal pediram mais duas audiências públicas para a apresentação dos estudos sobre a Nova Ferroeste. Estas duas audiências deverão acontecer nas cidades de Cascavel e Morretes, por onde passa o traçado da nova ferrovia. Desde o início do projeto, foram realizadas sete audiências públicas.

Foto: Albari Rosa/AEN

Compartilhe

VEJA TAMBÉM