Captura-de-Tela-2026-01-13-as-17.58.27

Brasil produz 6 milhões de metros cúbicos de madeira tratada por ano

De acordo com dados da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM), o Brasil produz um volume estimado de 6 milhões de m³ de madeira tratada industrialmente a cada ano. Deste volume, 65% são representados por peças de eucalipto roliço que são utilizadas como mourões para cercas. “Em um cálculo bastante aproximado, isso representa quase um mourão tratado por habitante/ano”, explica o vice-presidente da ABPM, Flavio Geraldo.

 

Enquanto no Brasil os esforços estratégicos de segmento de mercado para produtos de madeira tratada são baseados essencialmente em produto de baixa tecnologia e baixo valor agregado, nos EUA, são produzidos 45 milhões de m³ por ano, dos quais 75% são destinados ao setor da construção. “É tudo uma questão de entender as necessidades e desejos de um determinado público-alvo”, afirma ele.

 

Segundo o representante da ABPM, vários fatores podem explicar essa diferença de foco de mercado, destacando que o fator cultural pode ser o principal deles. “Desde o início do processo de colonização, os colonizadores vindos da Península Ibérica, espanhóis e portugueses, enxergavam as florestas como fontes de extrativismo, abastecedoras de madeira para reforma de suas embarcações, queima ou retirada de extrativos. Já, os colonizadores de países de origem Saxônica enxergavam a floresta como fonte de matéria-prima de material construtivo para seus novos lares. A partir daí, todos os desenvolvimentos em tecnologia de madeiras ocorreram mais intensamente, incluindo dentro das instituições de ensino.”

Compartilhe

VEJA TAMBÉM