Construção civil com madeira

O uso de madeira na construção civil é algo consolidado em países da América do Norte e Europa. A matéria-prima tem características que a tornam ideal, tanto para prédios comerciais quanto para moradias. A madeira é um excelente isolante térmico e acústico, fazendo com que haja menor consumo de energia para temperar ambientes além proporcionar maior conforto e privacidade com redução de ruídos.

No Brasil, a utilização de madeira como matéria-prima para construção de casas e prédios ainda encontra resistência, principalmente pela falta de conhecimento dos consumidores.

Para o engenheiro civil Guilherme Stamato existe expectativas de crescimento no uso de madeira tratada na construção civil. Os novos sistemas construtivos, como CLT (Cross Laminated Timber) e Wood Frame além das qualidades mencionadas anteriormente, tem entre os diferenciais a velocidade de montagem, o que diminui consideravelmente e prazo das obras e consequentemente os custos.

Segundo uma projeção feita pelo engenheiro civil, o número de construções em Wood Frame no Brasil, que em 2020 teria fechado em 803, pode chegar a 17 mil em 2025.

Foto: Tecverde.