Dias
Horas
Minutos
Segundos

ENTIDADES REPRESENTATIVAS DEBATEM SOBRE USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

No fim de janeiro a sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Campus da Indústria, recebeu reunião do Conselho Setorial da Indústria da Madeira, promovida em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci). O encontro, coordenado por Roni Junior Marini, reuniu industriais e os secretários de Estado do Planejamento, Guto Silva, e do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. A pauta central foi as oportunidades do sistema construtivo sustentável de madeira em edificações.

 

O presidente da Abimci, Juliano Vieira de Araújo, destacou que, embora o tema esteja avançando, a construção em madeira no Brasil está atrasada e há um longo caminho a ser percorrido. “No mundo todo esse é um grande negócio e aqui temos uma questão cultural envolvida. Precisamos desenvolver e melhorar a demanda e a oferta do produto ao mercado. Os métodos para trabalhar nós temos”, enfatizou.

 

Presente no encontro, o ex-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, também falou sobre a relevância dos projetos de construções sustentáveis em madeira no Brasil. “É importante avançarmos nos projetos dessa área porque inevitavelmente, no curto prazo, todos construirão com uso da madeira. Os países desenvolvidos já utilizam em larga escala o produto, seja por tecnologia, agilidade e conforto. Mas, principalmente, pela questão da sustentabilidade. Hoje reduzir as emissões e reaproveitar matéria-prima são necessidades urgentes”, enfatizou.

 

Foto: Davi Bortolossi

Compartilhe

VEJA TAMBÉM