Dias
Horas
Minutos
Segundos
PortuguêsEnglishEspañol
PortuguêsEnglishEspañol

Paraná lança Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Com o slogan “Uma Floresta Segura Depende de Todos Nós”, foi lançada a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais 2022 no Paraná, estado que tem aproximadamente dois milhões de hectares com florestas plantadas.

A campanha alerta a população sobre o perigo e as consequências que um incêndio florestal traz para a natureza e para as comunidades, e mostra quais ações podem causar incêndios e o que fazer ao avistar um foco. O lançamento foi na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater, e reuniu representantes das 14 entidades que assinam a campanha.

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, de janeiro a agosto de 2021, os casos de incêndios florestais aumentaram 24% em comparação com o mesmo período de 2020. Para o presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Zaid Ahmad Nasser, os incêndios florestais representam um grande desafio. “Tenho certeza que a união de conhecimento – vindo do governo do Estado, dos diversos órgãos, das entidades representativas e das empresas florestais – vai fortalecer as ações dessa grande campanha estadual de prevenção e combate a incêndios florestais”, disse.

A campanha envolve diversas entidades, entre elas: Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), Defesa Civil, Embrapa Florestas, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef), Instituto Água e Terra (IAT, Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (SEDEST), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Foto: APRE

Compartilhe

VEJA TAMBÉM