Dias
Horas
Minutos
Segundos
PortuguêsEnglishEspañol
PortuguêsEnglishEspañol

Paraná se destaca na produção de madeira de pinus

A região sul concentra a grande parte dos plantios de pinus do Brasil, com 87% das áreas. De acordo com o Estudo Setorial e o Mapeamento Florestal do Paraná, lançado no fim de 2020 pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), o Paraná possui a maior área plantada com pinus no país: 692 mil hectares.

De acordo com o estudo, uma das principais características do estado é a diversidade do negócio florestal. As áreas cultivadas produzem matéria-prima para múltiplos usos, como móveis, papel, celulose, produtos para a construção civil, brinquedos e instrumentos musicais, biomassa e outros.

Os grandes maciços florestais de pinus são manejados tanto para ciclos curtos, quanto para rotações mais longas, dependendo do segmento industrial a ser atendido. Na produção de toras, por exemplo, o estado foi o maior produtor do Brasil em 2019, com 30 milhões de metros cúbicos, o que representou 22,9% da produção nacional.

Em 2019 o Paraná exportou US$ 16,4 bilhões em produtos florestais. No mesmo ano, o estado representou 73% do valor exportado com produtos como madeira serrada, compensado e molduras de pinus.

Compartilhe

VEJA TAMBÉM