Dias
Horas
Minutos
Segundos

RESINA DE PINUS TEM VALORIZAÇÃO EM 2024

A madeira da árvore de pinus tem inúmeras utilidades. Outro produto, no entanto, originário da mesma árvore, também tem grande importância na indústria e impacta diretamente o setor de florestas plantadas. A resina do pinus é matéria-prima para dois principais produtos, (breu e terebentina), que por sua vez dão origem a outros tantos. Com o breu são fabricados adesivos, colas, tintas e vernizes. Já com a terebentina é possível fabricar solventes e outros compostos químicos para a indústria farmacêutica, por exemplo.

 

O Brasil produz em média 190 mil toneladas de resina de pinus anualmente. Em 2024, apesar de uma produção menor, os preços melhoraram para os produtores. A tonelada do produto, que em 2023 chegou a R$ 2.400, atualmente está cotada em torno de R$ 4.100. Esses preços são atualizados regularmente pela Associação dos Resinadores do Brasil (ARESB), entidade fundada em 1984 e que monitora o mercado de resina de pinus no país​.

 

Outro dado que chama a atenção é que cerca de 60% da resina de pinus do Brasil é produzida dentro do estado de São Paulo.

 

 

Compartilhe

VEJA TAMBÉM