Dias
Horas
Minutos
Segundos
PortuguêsEnglishEspañol
PortuguêsEnglishEspañol

Ricardo Malinovski – CEO da Malinovski e Diretor da Lignum Latin America

Qual o principal objetivo da Lignum Latin America?

Nosso grande objetivo é reunir toda a cadeia produtiva da madeira. Dela fazem parte profissionais, equipamentos, produtos, serviços, novas tecnologias e conhecimento técnico. A Malinovski tem por tradição, nos eventos que organiza, concentrar pessoas altamente qualificadas, o que proporciona um ambiente altamente propício para networking e geração de negócios. 

Quais as novidades da Lignum Latin America para este ano?

A feira surgiu em 2016 como Lignum Brasil, evento que se repetiu em 2017. Neste período percebemos uma grande evolução do público, especialmente pela vinda de profissionais de outros países da América Latina. Por isso, para este ano, decidimos fortalecer a feira trazendo visitantes dos países latino-americanos e mudamos o nome da feira para Lignum Latin America.

Além da feira, teremos os eventos técnicos da III Semana Internacional da Madeira. Este ano, a grande novidade fica por conta dos Eventos Técnicos Florestais: Gis Forest e Floresta 4.0. No Gis Forest vamos abordar os avanços e inovações no setor de geotecnologias e como estas ferramentas estão sendo utilizadas com sucesso na silvicultura. O Floresta 4.0 segue a tendência da quarta revolução industrial. Serão discutidos temas como tecnologias para automação e troca de dados, conectividade, internet das coisas e sistemas ciber-físicos.

Quantas empresas vão participar como expositoras e o que o visitante vai encontrar na feira?

São mais de 100 expositoras e teremos grandes novidades. Muitas serão surpresas, mas podemos adiantar que as empresas que estarão na Lignum Latin America são as que lideram o mercado em seus segmentos de atuação. Elas estão atualizadas e oferecem o que há de mais moderno dentro da Indústria 4.0. Busca por eficiência, alta produtividade e diminuição de custos são os objetivos de toda empresa. Estas e outras soluções estarão presentes na feira. 

Na parte indoor teremos máquinas e equipamentos para serraria, softwares, equipamentos para monitorar a produção e diversas ferramentas utilizadas na cadeia produtiva da madeira, desde a parte florestal até a industrial. Na área externa teremos equipamentos de grande porte que atuam na colheita, transporte e processamento de madeira.

Qual a expectativa para os resultados da feira?

Nossa expectativa é a melhor possível. Na segunda edição da feira, realizada em 2017, foram 86 expositores, 6.188 visitantes que geraram mais de R$ 98 milhões em vendas e prospecções. Queremos ultrapassar estes números. Já conseguimos aumentar o número de expositores, agora estamos trabalhando para trazer público qualificado e consequentemente gerar negócios e networking. Esperamos mais de 8 mil visitantes para esta edição da Lignum Latin America.

Qual o tamanho da importância da madeira com origem em florestas plantadas e o uso desta matéria-prima para a sociedade?

A cadeia produtiva da madeira tem grande importância, não só para a economia, mas também para a sustentabilidade do planeta. A madeira de florestas plantadas é uma matéria-prima extremamente versátil e renovável. Os produtos feitos com madeira mantêm o carbono sequestrado durante sua vida útil, além de serem biodegradáveis. Na economia, gera uma infinidade de empregos e receitas e envolve uma gama gigantesca de produtos e serviços. O setor de florestas plantadas, principalmente pinus e eucalipto, é responsável por empurrar para cima os limites tecnológicos, que vão desde o melhoramento genético das espécies, até a utilização de ferramentas aeroespaciais, para monitorar e planejar plantios, por exemplo. Na indústria da madeira, a automatização de processos e sensores ultramodernos estão revolucionando o modo de produção, fazendo cada vez mais com menos.

Este é o grande objetivo da Lignum Latin America. Levar para o mesmo local as mais diversas soluções que atendam a cadeia produtiva desta matéria-prima fantástica, que é a madeira.

Compartilhe

VEJA TAMBÉM