A Vespa da Madeira é um inseto que ataca e se reproduz em árvores de pinus, causando sérios danos às plantações e impactando negativamente a economia florestal da região. Originária da Europa e do norte da África, a espécie chegou ao Brasil na década de 1980 e, desde então, tem se espalhado, ameaçando vastas áreas de florestas plantadas.
Para prevenir o avanço da praga, o Sindimadeira-RS e a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (AGEFLOR) estão iniciando uma campanha de conscientização e combate ao inseto invasor.
A campanha tem como objetivo informar e mobilizar proprietários de florestas, técnicos e a população em geral sobre os riscos associados à Vespa da Madeira e as medidas preventivas que podem ser adotadas para conter sua disseminação.
A expectativa é reduzir significativamente a propagação do inseto, minimizando os danos às florestas de pinus e assegurando a viabilidade econômica das atividades florestais no Rio Grande do Sul.
No dia 18 de setembro, a pesquisadora da Embrapa Florestas, Susete Chiarello Penteado, estará falando sobre este e outros riscos à silvicultura do pinus em Pinhais/PR, durante o Pinus Conecta, evento que faz parte da Semana Internacional da Madeira.
Foto: Franciso Santana