Dias
Horas
Minutos
Segundos

SEBRAE DESTACA A MADEIRA ENGENHEIRADA COMO TENDÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Um artigo publicado no portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), chama a atenção para uma tendência na construção civil, que pode ser uma ótima oportunidade de negócios: a madeira engenheirada.

 

De acordo com a matéria, investir em sustentabilidade é uma das grandes estratégias da construção civil para reduzir os impactos ambientais causados pelo setor. Sendo assim, algumas tecnologias têm sido desenvolvidas com base nesse novo conceito de cooperar com o meio ambiente e revolucionar a forma de construir, e uma delas é o uso da madeira.

 

A madeira engenheirada passa por processos de engenharia e são pré-fabricadas, com o objetivo de potencializar o seu uso na construção. São madeiras, principalmente de coníferas, que saem direto da floresta para as fábricas. No Brasil, o gênero pinus, de florestas plantadas, é de longe o mais utilizado.

 

A madeira engenheirada pode ser utilizada em pilares ou vigas e painéis estruturais. Pilares e vigas podem ser constituídos de madeiras tipo Glue Laminated Timber (Glumam), ou Madeira Laminada Colada; e Laminated Veneer Lumber (LVL), que significa Madeira Microlaminada. Os painéis estruturais são utilizados para construir lajes e paredes, neste caso a madeira passa pelo processo de Cross Laminated Timber (CLT), que é a Madeira Laminada Colada Cruzada.

 

A madeira engenheirada é mais resistente do que a madeira comum, tanto pela composição, como pelo controle de qualidade pela qual passa durante o processo industrial. Além da resistência, outro benefício é a praticidade do uso da madeira na construção civil, por ser leve e de fácil mobilidade.

 

Por último, mas não menos importante, vêm os benefícios ambientais. A produção de resíduos é menor. A madeira engenheirada tem como fonte de matéria-prima as florestas plantadas, que são renováveis e captam carbono da atmosfera. Além disso, o carbono presente no material fica sequestrado ao longo de toda a vida útil do produto.

 

 

Compartilhe

VEJA TAMBÉM