Originária da América do Norte, a árvore de Pinus encontrou na Região Sul do Brasil o melhor lugar do mundo para se desenvolver.
De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), a Região Sul é a principal fornecedora desta madeira no país, representando 89% do total. O Paraná lidera com a maior área plantada, uma extensão de 713 mil hectares, seguido por Santa Catarina com 701 mil hectares.
O cultivo de Pinus no Brasil abrange cerca de 1,6 milhão de hectares, representando aproximadamente 20% da área total de florestas plantadas no país. A produção de madeira de Pinus é essencial para diversas indústrias, incluindo a de papel e celulose, móveis, construção civil e resinas.
Durante a Semana Internacional da madeira, um evento inédito irá abortar a cultura do pinus, desafios e oportunidades para este tipo de madeira. O Pinus Conecta surgiu com o propósito de reunir especialistas, entusiastas e profissionais dedicados à cultura e ao cultivo do Pinus, com a intenção de explorar e debater as questões fundamentais relacionadas a essa importante cultura florestal da América Latina.
O encontro busca não apenas destacar a relevância do Pinus na indústria e suas tecnologias, mas também o cenário do mercado, e suas perspectivas para o futuro, através de um encontro com especialistas renomados.