A Federação Argentina das Indústrias Madeireiras e Afins (Faima) lançou o desafio para que o país tenha seu primeiro edifício construído em madeira. De acordo o Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) existem mais 100 prédios de madeira, com oito andares ou mais, em todo o mundo. A grande maioria destes projetos está na Europa e na América do Norte. Na América Latina existem obras prontas ou em construção apenas em cinco países: Chile, Uruguai, Brasil, Peru e México.
“Na Argentina ainda falta uma nomenclatura padronizada, políticas públicas, desmistificando mitos arraigados sobre a madeira, seu uso e origem, formação e outras áreas que Faima e suas câmaras podem conduzir para o que seria a primeira construção de madeira em nosso país”, disse o secretário-geral da Faima, Daniel Vier.
Ainda, segundo a Faima, a construção em madeira fomenta práticas e costumes amigos do meio ambiente, com materiais menos nocivos. Esta mudança de hábitos reduz a pegada de carbono e cultiva novas formas de ligação social.